Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

O Centro Social e Paroquial de Sousela é uma instituição Particular de Solidariedade Social, sita na Estrada Santa Maria de Sousela, nº 670, na freguesia de Sousela, concelho de Lousada.

Contempla, na atualidade, duas respostas sociais: Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, cuja ação exige um esforço cada vez maior em responder às muitas necessidades apresentadas pela população. Tem uma capacidade para 70 clientes nas duas respostas e Acordo de Cooperação com o Instituto da Segurança Social para 39 clientes.

Com o processo de envelhecimento, urge cada vez mais, a necessidade de projetar uma maior qualidade de vida para os clientes, estabelecendo metas que respeitem valores, características, desejos e motivações e que pautem o projeto de vida de cada um, como a vontade de realização própria que apresentam.

A missão do Centro Social e Paroquial de Sousela, prende-se, essencialmente, com a prestação um serviço de qualidade, excelência e uma abordagem centrada no indivíduo, garantindo o acesso ao exercício da cidadania, trabalhando em parceria, para a promoção da melhoria da sua qualidade de vida. Pautada por valores como a confiança, profissionalismo e rigor, inclusão, promoção do bem-estar, cooperação, ética e solidariedade, centra a sua ação na melhoria contínua do trabalho desenvolvido, atendendo, prioritariamente, às necessidades dos clientes e suas famílias.

O Centro de Dia é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas idosas no seu meio sociofamiliar. De forma a potenciar a permanência do cliente no seu meio natural de vida, apresenta objetivos como: o incentivo à criação de relações interpessoais e intergeracionais; o desenvolvimento de uma conduta que respeite as necessidades individuais de cada um; a promoção da dignidade da pessoa; o estabelecimento de estratégias que reforcem a funcionalidade, a autonomia, a independência e o autocuidado; a prevenção e despiste de qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado; a promoção de um ambiente de segurança física e afetiva; a promoção da interação com ambientes estimulantes e a criação de novos contactos sociais que potenciem uma maior integração social.

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária. De forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas e famílias, são prestados os cuidados e serviços adequados às necessidades biopsicossociais dos clientes que permitam uma conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar. Retardar ou evitar o recurso a estruturas residenciais concretiza-se através de estratégias de manutenção e reforço da funcionalidade, autonomia e independência, autocuidado e autoestima.  Para além de facilitar o acesso a serviços da comunidade, pretende-se, essencialmente, reforçar as competências e capacidades das famílias e outros cuidadores.

Perante uma realidade demográfica que justifica a criação de novas respostas sociais e/ou o apetrechamento das já existentes, o Centro Social e Paroquial de Sousela, considera imperioso dar continuidade ao trabalho implementado na IPSS e no concelho, objetivando, por isso, a requalificação e adaptação das infraestruturas da instituição.

Partindo, também, do princípio, de que a melhoria desta resposta social é um forte contributo para uma melhor integração social e profissional da população e se constitui como um suporte ao desenvolvimento económico, nomeadamente, pelo apoio que pode prestar às entidades empregadoras, enquanto sector de atividade, as parcerias e protocolos estabelecidos assumem-se como essenciais no quotidiano da IPSS. É a partir de um trabalho articulado entre os diferentes colaboradores da instituição, direção, parceiros, entidades locais e beneficiários da intervenção que é possível criar condições para promover o desenvolvimento global da comunidade, e em particular de cada indivíduo e família.

O Centro Social e Paroquial de Sousela desenvolve a sua atividade em parceria com o Instituto da Segurança Social, com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, com o Banco Alimentar Contra a Fome do Porto e, a nível local com a Câmara Municipal de Lousada e outras entidades que se afigurem aquando das necessidades da IPSS. A nível municipal, integramos vários projetos, de entre os quais, o CLAS - Conselho Local de Ação Social/Rede Social de Lousada; o NOISI – Núcleo Operacional de Intervenção Social Integrada; o MEISI – Modelo Estratégico de Intervenção Social Integrado; o CIIAD - Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente de Lousada e o projeto Movimento Sénior.

Missão:

Promover o bem-estar físico e psicológico dos nossos Utentes através da prestação de serviços diferenciados, alinhados com as suas necessidades e interesses, combatendo a solidão e o isolamento social, com o propósito de desfrutarem de uma melhor qualidade de vida.

 

Visão:

O CSPS ambiciona ser uma Instituição de referência e excelência a nível Nacional, reconhecida pela qualidade dos serviços prestados em virtude das suas valências. Através de uma Equipa Multidisciplinar, e de uma forte crença coletiva nos Valores que a norteiam, procura a cada dia ir de encontro às necessidades da Comunidade, numa perspetiva de melhoria contínua.

 

Valores:

Verdade / Transparência / Confidencialidade - Agir com a consciência reta e no sentido do bem, cumprindo o dever de Sigilo e Confidencialidade.

Espírito de EquipaUnir esforços e saberes para alcançar os mesmos objetivos em complementaridade de funções. Juntos somos mais fortes, e unidos vamos mais longe.

Respeito / Tolerância / Integridade - Velar pela dignidade do outro, pautando a nossa Conduta pela Integridade e Honestidade, em tudo o que fazemos.

Caridade Cristã / Solidariedade - Doar Amor e atender às necessidades do próximo.

Proximidade - Trabalhamos para criar um clima de Proximidade, Familiaridade, e Confiança. Queremos que se sinta em Casa.

Equidade / Justiça - Respeitar a dignidade e liberdade humana dando a cada um o que lhe é devido com igualdade de tratamento.

Iniciativa / Responsabilidade - Ter capacidade criativa que vise o bem-estar social através de comportamentos referenciados pela ética.

Desenvolver a Qualidade - Criar serviços que vão de encontro às necessidades e expectativas dos Utentes, e que estes os sintam como excelentes.

# Ficheiro
1 Organograma

Direção:

Presidente – Pe. António Teixeira de Freitas

Vice – Presidente – Eugénia Fernanda Pereira Brochado

Tesoureiro – Agostinho Joaquim Moreira Pacheco

Secretário – Iolanda Regina Gonçalves Bessa

Vogal – Clemente da Rocha Nunes

 

Conselho Fiscal:

Presidente – Helder Alexandre Magalhães Ferreira

Secretário – Janine Ferreira Coelho

Vogal – Vítor Maciel Soares Faria

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais